Notícias de saúde

Doença crônica aumenta o risco de suicídio entre os jovens

18 de setembro de 2017 (Bibliomed). Adultos jovens com doenças crônicas tais como a asma e o diabetes são mais de quatro vezes mais propensos a tentarem o suicídio que seus colegas saudáveis, de acordo com um estudo publicado no Canadian Journal of Psychiatry.

Os pesquisadores estudaram 5.248 indivíduos (entre 15 a 30 anos) do Canadian Community Health Survey-Mental Health. Eles mediram 12 meses de pensamentos suicidas e comportamentos e transtornos psiquiátricos, usando o Composite International Diagnostic Interview 3.0 da Organização Mundial de Saúde.

Além do aumento do risco de tentativas de suicídio, os pesquisadores também descobriram que os adultos jovens com doença crônica são 28% mais propensos a ter pensamentos suicidas e 134% mais probabilidades de ter planos suicidas. A equipe também descobriu que as chances de pensamentos suicidas eram maiores entre indivíduos com doença crônica e transtorno de humor ocorrendo concomitantemente versus ausência de transtorno de humor.

As evidências sugerem que o risco de tentativas de suicídio é mais alto logo após o diagnóstico de uma doença crônica pelos jovens, segundo os autores em um comunicado de imprensa da University of Waterloo's Faculty of Applied Health Sciences.

Fonte: Canadian Journal of Psychiatry. Article first published online: August 17, 2017. DOI: 10.1177/0706743717727242

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários