Notícias de saúde

Manter hábitos saudáveis na juventude previne problemas no cérebro na meia idade

17 de agosto de 2017 (Bibliomed). Um novo estudo sugere que as pessoas que cuidam bem dos seus corações na faixa de seus vinte anos têm melhor saúde no cérebro quando atingem a meia idade.

No novo estudo, publicado na revista Neurology, os pesquisadores analisaram o Life's Simple 7 da American Heart Association, que é uma lista de principais fatores de saúde que mantêm o coração saudável. O Simple 7 inclui manter o colesterol sob controle, controlar a pressão arterial, reduzir o açúcar no sangue, alimentar-se saudavelmente, perder peso, parar de fumar e estar ativo. Não é de admirar que essas atividades estejam ligadas à saúde cerebral, já que o cérebro é o maior consumidor de oxigênio do corpo.

Os pesquisadores analisaram um grupo de 518 pessoas ao redor dos 51 anos, que foram rastreados por 30 anos. Quando os homens e as mulheres começaram o estudo, eles passaram por uma série de medidas de saúde, depois seguiram realizando exames a cada dois a cinco anos e um exame cerebral 25 anos após o estudo. Todos foram classificados de 0 a 14 em como eles seguiram as diretrizes do Life's Simple 7.

Os indivíduos receberam escores entre zero e 2 pontos por cada recomendação, dependendo de quão próximo eles seguiram, com um escore cardíaco máximo de 14.

Os pesquisadores então compararam esses escores versus os exames de imagem cerebrais realizados na meia-idade, para verificar se a vida saudável como um adulto jovem era importante anos depois.

Como se verificou, cada melhoria de 1 ponto no estilo de vida saudável do coração de um jovem era essencialmente o mesmo que um ano a menos no envelhecimento cerebral.

Fonte: Neurology 10.1212/WNL.0000000000004222

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários