Notícias de saúde

Remédio Contra HIV Funciona Para Pacientes com Hepatite B

Medicamento usado para combater o HIV está sendo testado – com sucesso – em pacientes com Hepatite B. Ele é mais barato, mais eficiente e tem menos efeitos colaterais que o tratamento tradicional.

Um dos novos tratamentos contra a Hepatite B é a Lamivudina, medicamento usando antes e depois do transplante hepático.

A droga funciona inibindo a síntese de DNA do virus da hepatite B. O resultado terapêutico da Lamivudina é bastante rápido, e os médicos esperam que um tratamento mais longo traga resultados duradouros. Por enquanto, cerca de mil pessoas já receberam o remédio para combater a hepatite B. Testes estão sendo feitos em 22 países. Em algumas dessas experiências, a Lamivudina é combinada com outro medicamento, o alfa-interferon.

A Lamivudina é tomada via oral, tem poucos efeitos colaterais e o custo do tratamento é relativamente baixo, cerca de US$ 1 mil por ano. O remédio foi criado para atuar junto com outros antiretrovirais e combater o HIV.

Comparando os primeiros resultados do uso da Lamivudina contra a Hepatite B com o tratamento convencional, é fácil ver porque os médicos estão animados. O tratamento convencional é bem mais complicado, consistindo de três injeções por semana durante vários meses, com efeitos colaterais significativos e um custo cinco vezes maior, de US$ 5 mil por ano. Além disso, a taxa de cura é baixa, entre 25% a 30%.

As hepatites crônicas virais B e C constituem, na atualidade, um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, afetando cerca de 5 a 10% da população. Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 350 milhões de pessoas carregam o virus da hepatite B em todo o mundo.

No Brasil, dados originados principalmente de estudos realizados em doadores de sangue, têm revelado uma prevalência variando entre 1 a 10% de infecção crônica pelos virus B e C, dependendo da região analisada. Por isso, estima-se a existência de pelo menos 3 milhões de brasileiros cronicamente infectados por cada um deste agentes virais.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários