Notícias de saúde

Taxa de vacinação contra hepatite B é pequena entre pacientes adultos com HIV

15 de fevereiro de 2018 (Bibliomed). Mais de um terço dos pacientes adultos com HIV nos EUA perdem a oportunidade para iniciar a vacinação contra hepatite B, de acordo com um estudo na revista Annals of Internal Medicine.

Investigadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) em Atlanta, e colegas estimaram a prevalência de vacinação contra a hepatite B entre 18.089 adultos que receberam atendimento médico para HIV e participando do Projeto de Monitoramento Médico (2009 a 2012).

Os pesquisadores descobriram que, no início do período de vigilância, 44,2% dos pacientes com HIV nos EUA eram candidatos para iniciar a vacinação versus 36,7% no final do período de vigilância. No entanto, no final do período de vigilância, apenas 9,6% dos candidatos foram vacinados, enquanto 7,5% não tinham vacinação documentada, mas tinham infecção ou imunidade documentada e 82,9% permaneceram candidatos à vacinação. A vacinação foi maior entre os pacientes em instalações financiadas pelo Programa Ryan White HIV/AIDS (RWHAP), com 12,5% vacinados durante o período de estudo versus 3,7% em instalações não financiadas pelo RWHAP.

Segundo os autores, atingir as metas para a eliminação da hepatite B exigirá maior vacinação de pacientes com HIV em todas as configurações práticas.

Fonte: Ann Intern Med. 2017. DOI: 10.7326/M17-168.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários