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29 de junho de 2017 (Bibliomed). A tecnologia da informação pode ser aproveitada para auxiliar pacientes que enfrentam decisões rotineiras, de acordo com um estudo publicado na revista Annals of Family Medicine.
Investigadores da Virginia Commonwealth University e colegas realizaram um estudo prospectivo, observacional envolvendo 12 práticas com 55.453 pacientes usando um portal para pacientes. A participação estava aberta para aqueles potencialmente enfrentando uma de três decisões de triagem para o câncer: mulheres entre 40 e 49 anos que não tinham feito uma mamografia em dois anos; homens com idades compreendidas entre os 55 e os 69 anos que não tinham realizado um teste antigénico específico da próstata em dois anos; e adultos com idades entre 50 a 74 anos que estavam atrasados para rastreio do câncer colorretal.
Um quinto dos usuários do portal enfrentou uma decisão potencial de triagem de câncer em um ano. Os pesquisadores descobriram que 20,6% desses pacientes iniciaram e 7,9% concluíram o módulo de decisão. Em geral, 47,2% dos que completaram o módulo compartilharam respostas com seu médico. Um total de 57,8% dos inquiridos após a sua próxima visita ao escritório acreditavam que seu médico tinha visto a sua resposta; muitos relataram que o módulo tornou sua consulta mais produtiva, assistiu com o engajamento na decisão, aumentou seus conhecimentos e melhorou a comunicação (40,7, 47,7, 48,1 e 37,5%, respectivamente).
Embora o uso da tecnologia tenha o potencial de tornar as visitas ao médico mais eficientes e eficazes, mudanças culturais, de fluxo de trabalho e técnicas são necessárias antes que elas possam ser amplamente divulgadas, segundo os autores do estudo.
Fonte: Ann Fam Med May/June 2017 vol. 15 no. 3 217-224
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