Publicidade

Notícias de saúde

Meditação pode ajudar na concentração de pessoas ansiosas

01 de junho de 2017 (Bibliomed). Dez minutos diários de meditação podem melhorar o foco entre os pacientes com ansiedade, de acordo com um estudo publicado na revista Consciousness and Cognition.

O estudo envolveu 82 pessoas com ansiedade. Os participantes foram convidados a realizar uma tarefa baseada em computador. Ao concluírem a tarefa, os voluntários foram interrompidos para avaliar sua capacidade de permanecer focados. Então, as pessoas foram divididas aleatoriamente em dois grupos. Um grupo foi convidado a participar de um breve exercício de meditação, enquanto o outro grupo ouviu o áudio de uma história. Uma vez concluído, todos os participantes foram reavaliados.

Os pesquisadores descobriram que a meditação consciente, que aumenta a consciência do presente, reduziu os episódios onde os participantes perderiam a concentração e serem distraídos por pensamentos repetitivos.

Os resultados indicam que o treinamento de meditação consciente pode ter efeitos protetores na mente de indivíduos ansiosos.

Fonte: Consciousness and Cognition. Volume 51, May 2017, Pages 157–165

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: