Notícias de saúde

Meditação e terapia podem ajudar no tratamento da menopausa

11 de junho de 2024 (Bibliomed). A meditação consciente e a terapia cognitivo-comportamental podem ajudar a aliviar os problemas de humor e sono associados à menopausa, sugere estudo realizado na University College London, na Inglaterra.

A meditação mindfulness ensina as pessoas a estarem intensamente conscientes do que estão sentindo e sentindo no momento, usando métodos respiratórios e outras práticas para relaxar o corpo e a mente. Por outro lado, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) ensina as pessoas a reconhecer pensamentos e comportamentos negativos que ocorrem em resposta a situações desafiadoras e a ajustar suas respostas para serem mais positivas e benéficas.

As mulheres experimentaram melhorias estatisticamente significativas na ansiedade e na depressão após terapia de atenção plena e terapia cognitivo-comportamental, de acordo com uma análise de 30 estudos envolvendo mais de 3.500 mulheres na menopausa em 14 países.

A revisão das evidências revelou 10 estudos que analisaram o impacto da terapia cognitivo-comportamental nos sintomas da menopausa e nove que avaliaram a utilidade da meditação mindfulness. Outros onze estudos analisaram outras técnicas terapêuticas, incluindo aconselhamento em grupo, apoio conjugal, coaching de saúde e técnicas de liberdade emocional.

A terapia cognitivo-comportamental e a atenção plena não apenas melhoraram o humor, mas essas terapias também foram eficazes na redução das dificuldades de memória e concentração relacionadas à “névoa cerebral” relacionadas à menopausa.

Os resultados mostram que a terapia pode ser tão valiosa quanto a terapia de reposição hormonal para ajudar as mulheres a lidar com os sintomas da menopausa.

Fonte: Journal of Affective Disorders. DOI: 10.1016/j.jad.2024.02.048.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários