Notícias de saúde

Meditação reduz estresse e melhora atenção de estudantes universitários

27 de fevereiro de 2009 (Bibliomed). Se você é estudante universitário e tem dificuldades de lidar com o estresse de aulas, provas e trabalhos, além de ter problemas de concentração, a meditação transcendental pode ajudar a melhorar sua vida acadêmica, segundo estudo publicado no International Journal of Psychophysiology.

De acordo com os autores, a meditação transcendental – que envolve o uso mental de sons específicos chamados mantras – pode ajudar os estudantes a lidar com o estresse da vida universitária, reduzindo a ansiedade e aumentando o estado de alerta.

Avaliando o efeito de um programa de dez semanas de meditação em 50 estudantes universitários de Washington, EUA, os pesquisadores descobriram que os participantes que praticaram a técnica tinham maiores pontuações na escala de integração cerebral – que indica melhor funcionamento cerebral e menor ansiedade –, menos sonolência, e eram menos inconstantes e irritáveis.

“Esses resultados estatisticamente significativos entre estudantes universitários sugerem que a prática da técnica de meditação transcendental poderia ser de substancial valor para qualquer um que enfrenta um intenso e desafiante ambiente de aprendizado/trabalho”, destacou o pesquisador Fred Travis, líder do estudo.

Fonte: International Journal of Psychophysiology. Fevereiro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários