Notícias de saúde

Consumo de álcool pode aumentar o risco de melanoma

23 de janeiro de 2017 (Bibliomed). O consumo de álcool está associado ao aumento do risco de melanoma, de acordo com um estudo publicado na revista Cancer, Epidemiology, Biomarkers & Prevention.

Investigadores da Harvard Medical School, em Boston, e colegas usaram dados de três grandes estudos prospectivos coorte para analisar a correlação entre a ingestão de álcool e o risco de melanoma.

Os pesquisadores identificaram 1.374 casos de melanoma invasivo durante 3.855.706 anos-pessoa de acompanhamento, e neles, uma maior ingestão de álcool foi associada com melanoma invasivo. Após o ajuste para outras bebidas, entre as bebidas alcoólicas, o consumo de vinho branco correlacionou-se com o aumento do risco de melanoma .

A correlação entre o consumo de álcool e o melanoma foi mais forte para o melanoma em locais relativamente livres de exposição ultravioleta (ao sol) versus sítios expostos à radiação ultravioleta - UV (tronco versus cabeça, pescoço ou extremidades).

Assim, segundo os autores, o consumo de álcool foi associado com um aumento, apesar de modesto, no risco de melanoma, particularmente em locais protegidos da radiação UV.

Fonte: Cancer, Epidemiology, Biomarkers & Prevention. DOI: 10.1158/1055-9965.EPI-16-0303

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários