Notícias de saúde

Incontinência urinária pode prejudicar a qualidade de vida

07 de dezembro de 2016 (Bibliomed). A incontinência urinária é caracterizada pela perda de urina em situações em que a pessoa não deseja urinar voluntariamente, como, por exemplo, ao subir escadas, em um acesso de riso, ao correr etc.

Apesar de ser um problema relativamente simples, a incontinência urinária pode trazer diversos malefícios à saúde, pois é uma condição que afeta diretamente a qualidade de vida, o bem-estar físico, emocional, psicológico e social. A doença pode atingir homens e mulheres, mas é mais comum no público feminino e em idosos.

Estima-se que cerca de 60% dos indivíduos com mais de 60 anos apresentam algum grau de incontinência urinária. No caso das mulheres, aproximadamente 35% delas acabam desenvolvendo a doença, após a menopausa, porém, ela pode atingir pessoas de todas as idades. Existem diversos fatores que podem causar o problema em mulheres. Dentre eles, estão gravidez, tumores na região da bexiga, obesidade, bexiga hiperativa e cirurgias ginecológicas.

Devido às diferenças anatômicas e hormonais em relação aos homens, a incontinência urinária acaba sendo mais comum em mulheres. No caso delas, o problema geralmente está relacionado aos esforços, como atividades físicas, espirros ou tosses. A incontinência urinária também pode se apresentar como a sensação de urgência para urinar, seguida pela perda urinária.

Assim que perceber algum dos sintomas, a mulher deve procurar ajuda médica, pois o problema pode trazer constrangimento, inclusive, afastando a pessoa do convívio social por vergonha.

Fonte: Núcleo de Urologia do Hospital Samaritano de São Paulo, Dr. Alexandre Crippa.

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários