Notícias de saúde

Ioga melhora a qualidade de vida de pacientes com câncer de próstata

18 de janeiro de 2016 (Bibliomed). A ioga pode beneficiar homens que são submetidos à radioterapia para câncer de próstata, segundo um novo estudo. A pesquisa foi apresentada na Society of Integrative Oncology's International, realizada de 14 a 16 de novembro de 2015 em Boston.

O novo estudo incluiu 27 homens que participaram de aulas de 75 minutos de ioga duas vezes por semana. Estes pacientes mantiveram sua qualidade de vida e efeitos colaterais - incluindo fadiga, saúde sexual e incontinência urinária - estáveis durante todo o tratamento de radiação.

Dados existentes demonstram importantes declínios nestas medidas entre pacientes do câncer de próstata submetidos à radioterapia que não tenham sido submetidos a quaisquer intervenções de adequação estruturada.

A ioga pode também fortalecer os músculos do assoalho pélvico e aumentar o fluxo de sangue, o que poderia melhorar a disfunção erétil e incontinência urinária. Todos os fatores em conjunto são capazes de levar à melhora da qualidade de vida.

Cerca de 240 mil homens são diagnosticados com câncer de próstata a cada ano nos Estados Unidos, de acordo com a American Cancer Society, que financiou este novo estudo.

Fonte: Society of Integrative Oncology's international; Perelman School of Medicine / University of Pennsylvania Health System

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários