Notícias de saúde

Obesidade e uso do álcool aumentam risco de câncer de esôfago

12 de setembro de 2016 (Bibliomed). Novas pesquisas sugerem que, nos Estados Unidos, um terço dos casos de câncer de esôfago - cerca de 5.600 por ano - poderiam ser evitados se as pessoas mantivesem um peso saudável e não usassem bebida alcóolica.

No novo relatório, especialistas do World Cancer Research Fund e American Institute for Cancer Research avaliaram 46 estudos envolvendo mais de 15 milhões de adultos, incluindo 31.000 que desenvolveram câncer de esôfago.

A análise mostrou que, para cada aumento de cinco pontos no índice de massa corporal, existe um risco aumentado 48% de adenocarcinoma de esôfago. Cerca de 60% dos casos de câncer de esôfago nos Estados Unidos são adenocarcinomas. Os pesquisadores também descobriram que o risco de carcinoma espinocelular do esôfago aumenta em 25% para cada 10 g de álcool consumido por dia - cerca de o equivalente a um copo de cerveja ou vinho.

Estes resultados incorporam evidências de que estilo de vida desempenha um papel importante no risco de câncer. A obesidade está agora ligada a 11 tipos de câncer e o álcool ligado a seis.

Fonte: WCRF/AICR Continuous Update Project. Diet, Nutrition, Physical Activity and Esophageal Cancer, 2016.

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários