Notícias de saúde

Insuficiência renal está associada a maior risco de câncer

01 de fevereiro de 2016 (Bibliomed). Ser portador de insuficiência renal e já ter sido submetido a um transplante de rim pode aumentar o risco de certos tipos de câncer, segundo um estudo publicado online em novembro de 2015 pelo Journal of the American Society of Nephrology.

Pesquisadores do Instituto de Câncer Nacional dos EUA, em Bethesda, Md., analisaram dados de 202.195 candidatos a um transplante renal, ou receptores de um rim transplantado.

Juntamente com a descoberta de que estes pacientes estão sob risco aumentado para certos tipos de câncer, os pesquisadores também identificaram padrões claros de risco associados aos diferentes tipos de tratamento. O risco de cânceres renais e da tireoide foi especialmente elevado quando os pacientes com insuficiência renal estavam em diálise. O risco de linfoma não-Hodgkin, câncer de pulmão, melanoma, e alguns outros tipos de câncer de pele foi mais elevado após o transplante renal.

O estudo indica que as necessidades dos indivíduos com doença renal em estágio final, em termos de prevenção e rastreio do câncer, provavelmente diferem ao longo do tempo. A vigilância para o câncer renal e da tireoide pode ser de particular importância quando estes indivíduos estão em diálise. Consideração extra para o rastreio de melanoma ou câncer de pulmão pode ser mandatória, enquanto o paciente estiver usando medicamentos imunossupressores após ter sido submetido a um transplante de rim.

Fonte: JASN November 12, 2015. Published online before print November 12, 2015, doi: 10.1681/ASN.2015040373.

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários