Notícias de saúde

Diabéticos estão mais sujeitos a lesões renais

14 de janeiro de 2016 (Bibliomed). Os danos nos rins de diabéticos podem começar muito mais cedo do que se pensava, segundo um novo estudo. Pesquisadores descobriram que níveis mais elevados do que o normal da taxa de glicose no açúcar associada ao quadro de pré-diabetes aumenta o risco de anormalidades nos rins, que podem levar à insuficiência renal.

O pré-diabetes afeta até 35% dos adultos - o dobro de pessoas com diabetes, disseram os autores do estudo. Cerca de metade das pessoas com pré-diabetes desenvolvem o diabetes dentro de 10 anos. O diabetes é a principal causa da doença renal e insuficiência renal.

O estudo envolveu mais de 1.300 pacientes com idades entre 50-62 anos, que foram acompanhadas por uma média de 5,6 anos. Dessas pessoas, 595 tinham pré-diabetes quando o estudo começou.

Após o ajuste para fatores de estilo de vida e certos medicamentos, os pesquisadores descobriram que pacientes com pré-diabetes já tinham os primeiros sinais de danos nos rins, incluindo altos níveis de uma proteína chamada albumina na urina.

A pesquisa mostra que o processo da lesão renal causada por níveis elevados de glicose no sangue começa no pré-diabetes, bem antes do aparecimento do diabetes. Os problemas renais surgem quando o corpo responde a alterações metabólicas que ocorrem no início devido a níveis de açúcar no sangue cronicamente elevados, de acordo com o estudo publicado em 29 de dezembro de 2015 na revista American Journal of Kidney Diseases.

Fonte: National Kidney Foundation, news release, Dec. 29, 2015

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários