Notícias de saúde

Medicamentos suplementares são frequentemente usados por idosos em tratamentos para o câncer

01 de outubro de 2015 (Bibliomed). Muitos pacientes oncológicos idosos usam medicamentos complementares e alternativos, incluindo alguns que poderia interferir com o seu tratamento, de acordo com um estudo publicado na revista especializada Journal of Geriatric Oncology.

Pesquisadores da Universidade Thomas Jefferson, na Filadélfia, e colegas conduziram uma análise secundária de 248 pacientes (idades 61-98 anos) que receberam uma primeira avaliação abrangente oncologia geriátrica entre janeiro de 2011 e junho de 2013. Os investigadores coletaram dados obtidos de registros médicos eletrônicos, com sendo os medicamentos suplementares definidos como medicamentos à base de plantas, minerais ou outros suplementos alimentares, excluindo vitaminas.

A equipe descobriu que 26,5% dos indivíduos usaram medicamentos suplementares em algum momento. Sessenta e oito por cento das pessoas que utilizaram estes medicamentos suplementares tinham 80 anos de idade ou mais.

Segundo os autores, informações sobre o uso destes medicamentos suplementares devem ser registrada de modo claro no prontuário do paciente, indicando ainda que informações específicas foram transmitidas ao paciente acerca do uso continuado destes medicamentos.

Fonte:  The Journal of Geriatric Oncology. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.jgo.2015.07.003

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários