Notícias de saúde

Medicamentos comuns para diabetes poderiam combater demência

09 de janeiro de 2023 (Bibliomed). Uma classe de medicamentos para diabetes tipo 2 chamada glitazonas está ligada a um risco reduzido de demência em 22%, de acordo com um novo estudo liderado pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. Também conhecida como tiazolidinedionas ou TZDs, que ajuda a insulina a funcionar melhor, pode efetivamente prevenir a demência em pacientes de alto risco que têm diabetes tipo 2 leve ou moderada.

A pesquisa incluiu quase 560.000 veteranos militares elegíveis com diabetes tipo 2, com média de 65 anos e livres de demência, recebendo atendimento no Veterans Affairs Healthcare System. Eles foram atribuídos a um dos três tratamentos: sulfonilureia, TZDs ou metformina.

Após pelo menos um ano de tratamento, tomar TZD sozinho foi associado a um risco 22% menor de demência por todas as causas em comparação com o uso de metformina. Houve um risco de demência 11% menor para pessoas usando terapia dupla com metformina e TZD. Mas o risco de demência foi 12% maior para as pessoas que tomaram apenas sulfonilureia.

Os pesquisadores sugeriram que as pessoas com diabetes tipo 2 que tomam sulfonilureia podem suplementá-la com metformina ou TZD para compensar parcialmente esse efeito de aumento do risco de demência.

Segundo os autores, as descobertas podem ajudar na seleção de medicamentos para pacientes diabéticos idosos com alto risco de demência.

Fonte: BMJ Open Diabetes Research & Care. DOI: 10.1136/bmjdrc-2022-002894.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários