Notícias de saúde

Jovens continuam uso de opioides após tratamento de câncer

28 de junho de 2022 (Bibliomed). Quando um adolescente ou adulto jovem tem sarcoma, um tipo de câncer nos ossos ou tecidos moles, o médico geralmente prescreve opioides para a dor. Contudo, um novo estudo mostrou que quase um quarto desses pacientes continua a usar esses medicamentos após o término do tratamento.

Para o novo estudo, pesquisadores da Escola de Enfermagem da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, usaram um grande banco de dados de sinistros de seguros para analisar informações sobre pacientes de 10 a 26 anos que não receberam opioides anteriormente e que foram diagnosticados com sarcoma entre 2008 e 2016.

Entre os 938 pacientes analisados, 64% receberam prescrições de opioides durante o tratamento. Após o término do tratamento do câncer, cerca de 14% dos pacientes em geral e 23% daqueles que usaram opioides durante o tratamento continuaram usando os medicamentos.  Os fatores associados ao uso persistente de opioides incluíam cobertura do Medicaid versus seguro comercial com tumores ósseos versus tumores de tecidos moles e uso de lorazepam, um medicamento frequentemente usado para tratar ansiedade e problemas de sono.

De acordo com os pesquisadores, adolescentes e adultos jovens são uma população vulnerável porque se beneficiaram menos do que pacientes com câncer mais jovens e mais velhos com os avanços recentes.

Fonte: Cancer. DOI: 10.1002/cncr.34238.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários