Notícias de saúde

Música pode ajudar na recuperação pós-operatória

24 de setembro de 2015 (Bibliomed). Um novo estudo publicado na revista The Lancet indica que, para os pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos, a música está associada com reduções na dor pós-operatória, na ansiedade e uso de analgésicos.

Pesquisadores da Queen Mary University of London e colegas realizaram uma revisão sistemática e meta-análise para examinar se a música melhora a recuperação após procedimentos cirúrgicos. Os dados foram incluídos a partir de ensaios clínicos randomizados (ECR) de pacientes adultos submetidos a procedimentos cirúrgicos, excluindo os que envolveram o sistema nervoso central ou da cabeça e pescoço. Ensaios em que qualquer forma de música foi iniciado antes, durante ou após a cirurgia foram comparados com o tratamento padrão ou outras intervenções não-medicamentosas (fones de ouvido sem música, ruído, e repouso no leito sem ser perturbado). Setenta e três ensaios clínicos foram incluídos na revisão sistemática, com o número de participantes variando de 20 a 458.

Houve variação na escolha do momento de introdução da música e de sua duração. Os pesquisadores descobriram que a música foi capaz de reduzir a dor pós-operatória, a ansiedade e o uso de analgesia, além de aumentar a satisfação do paciente. Não houve diferença no tempo de permanência hospitalar. A escolha da música e tempo de sua disponibilização teve pouco impacto sobre os resultados. Mesmo quando os pacientes estavam sob anestesia geral, a música foi eficaz.

Os autores acreditam que a música poderia ser oferecida como uma maneira de ajudar os pacientes a reduzir a dor e ansiedade durante o período pós-operatório.

Fonte: The Lancet. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(15)60169-6

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários