Notícias de saúde

Monitoramento remoto melhora recuperação de cirurgia de câncer

08 de outubro de 2025 (Bibliomed). O monitoramento remoto de pacientes com câncer pode melhorar sua recuperação após a cirurgia, afirma estudo realizado na Universidade de Miami, nos Estados Unidos.

Para o estudo, os pesquisadores recrutaram 293 pacientes submetidos a cirurgias abdominais ou pélvicas de grande porte para câncer gastrointestinal, geniturinário ou ginecológico.

Todos receberam uma pulseira para monitorar sua contagem de passos e foram solicitados a relatar seus sintomas pós-operatórios por meio de um aplicativo de smartphone. Aumentos nos passos diários demonstraram levar a melhores resultados pós-operatórios.

Metade dos pacientes foi designada para telemonitoramento remoto ativo, com enfermeiros de triagem monitorando os sintomas relatados e os dados de passos, entrando em contato caso houvesse algum problema. A outra metade serviu como grupo de controle e recebeu apenas mensagens automatizadas informando que ligassem para o hospital caso os sintomas relatados piorassem.

Os resultados mostraram que aqueles com monitoramento remoto ativo tiveram recuperação funcional 6% melhor duas semanas após a cirurgia e menos complicações graves. Esses pacientes também tiveram melhor controle dos sintomas e menos interferência em suas atividades diárias.

Fonte: npj Digital Medicine. DOI: 10.1038/s41746-025-01961-z.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários