Notícias de saúde

Novo sistema de cardioversor-desfibrilador implantável é seguro e eficaz sob ressonância magnética

10 de julho de 2015 (Bibliomed). Um sistema de cardioversor-desfibrilador implantável (CDI) projetado especificamente para ser compatível com a realização de ressonância magnética (MRI)  de corpo inteiro romance é seguro, de acordo com um estudo publicado na Internet em maio de 2015 no Journal of the American College of Cardiology. A pesquisa foi publicada para coincidir com a reunião anual da Heart Rhythm Society, realizada de 13 a 16 de maio de 2015 em Boston, nos Estados Unidos.

Pesquisadores da Medical University of South Carolina in Charleston e colegas realizaram um estudo multicêntrico, randomizado de um sistema novo CDI (Evera MRI Study). Os participantes inscritos foram submetidos a ressonância magnética com 1,5 Tesla do tórax, região cervical, e regiões da cabeça (175 indivíduos) ou a um período de espera de uma hora sem MRI (88 indivíduos). O objetivo primário de segurança foi mais de 90% livre de eventos relacionados com a  MRI no prazo de 30 dias após a ressonância magnética. O limiar de captura de estimulação ventricular e valores de sense ventricular foram os pontos finais primários de eficácia.

Nos resultados, ambos os pontos finais de eficácia foram cumpridos; houve uma diferença mínima na proporção de pacientes que demonstraram um aumento ≤0.5 V no limiar de captura de estimulação ventricular (100 e 98,8% em grupos de ressonância magnética e de controle, respectivamente) ou uma redução ≥50% na amplitude da onda R (99,3 e 98,8%, respectivamente ). Depois de MRI ocorreram 34 eventos de taquicardia ventricular/ fibrilação ventricular em 24 indivíduos, sem qualquer impacto no sense, detecção ou tratamento da arritmia.

Este é o primeiro estudo clínico randomizado de um sistema ICD projetado para ressonância magnética de corpo inteiro em 1.5T. Estes dados indicam que o sistema é seguro e o exame de ressonância magnética não afeta negativamente o desempenho elétrico ou eficácia do sistema de CDI, segundo os autores.

O Evera MRI Study foi custeado pela Medtronic.

Fonte: J Am Coll Cardiol. 2015; doi:10.1016/j.jacc.2015.04.047

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários