Notícias de saúde

Mulheres são maioria dos pacientes em cirurgias bariátricas

19 de maio de 2015 (Bibliomed). Uma nova pesquisa sugere que as mulheres obesas tem uma tendência a realizar mais cirurgias bariátricas para perda de peso do que os homens. Segundo uma nova pesquisa, oitenta por cento dos pacientes de cirurgia de perda de peso nos Estados Unidos são mulheres.

Depois de analisar dados de mais de 190 mil pacientes que foram submetidos a procedimentos cirúrgicos de perda de peso (ou cirurgia bariátrica ) entre 1998 e 2010, os pesquisadores foram capazes de identificar uma série de fatores que poderiam explicar esta proporção.

Por um lado, as mulheres parecem ter uma maior consciência global dos riscos decorrentes de obesidade, e estão geralmente muito mais insatisfeitas com o seu estado de saúde do que os homens. Além disso, um maior número de mulheres parecem ser elegíveis para a cirurgia do que os homens. Como um fator adicional, os homens tendem a esperar até ficarem mais velhos - e, presumivelmente, mais doentes - antes de considerar a opção cirúrgica, com estatísticas mostrando que o hiato de gênero para os procedimentos de perda de peso realmente diminui à medida que os homens entram na faixa de seus 70 anos, disseram os pesquisadores.

Segundo os autores, os resultados deste estudo deveriam sensibilizar os homens sobre as complicações que a obesidade traz para a sua saúde

Fonte: University of California, San Diego, news release, 29 de abril de 2015

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários