Notícias de saúde

Um Ambulatório Só Para Transtornos Maníaco-Obsessivos

Os transtornos obsessivos compulsivos são a quarta patologia mais freqüente na psiquiatria. Para tratar a doença, o Hospital São Lucas da PUC no Rio Grande do Sul criou um ambulatório especializado que dá atendimento à população de Porto Alegre.

Como é a patologia

Comportamentos obsessivos e compulsivos podem ser definidos como atitudes repetitivas que interferem na vida das pessoas. Para entender o limite entre o normal e o doentio é necessário observar que o ciúme excessivo, angústia despropositada na espera de uma ligação telefônica, enfim procedimentos repetitivos e intermináveis em tarefas como fechar portas e outros passam a ser doentias quando interferem na vida da pessoa e fogem ao seu controle.

Fenômenos normais como paixão, ciúmes e preocupações maternas podem ser utilizados para o estudo de transtornos como a compulsão e a obsessão.

O tratamento

Nesse contexto, é fundamental o apoio da família ao portador, pois, de modo geral, eles não gostam de comentários sobre suas atitudes.

O ambulatório da PUC/RS tem como objetivo orientar pacientes e seus familiares sobre os sintomas e rituais compulsivos. Para essas pessoas é fornecido serviço que busca auxiliar no tratamento, indicando medicamentos e terapia cognitiva comportamental. Complementando o atendimento, ocorre todos os meses um encontro com familiares de pacientes para orientações e troca de experiências.

Nessa terça–feira, 03 de Outubro, esteve em São Paulo para falar sobre o assunto, o pesquisador James Leckmann, da Universidade de Yale- EUA, a convite da Universidade do Estado de São Paulo- USP.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários