Notícias de saúde

Cafeína pode prejudicar pessoas com transtorno bipolar

15 de julho de 2021 (Bibliomed). Em populações saudáveis, a cafeína parece ter efeitos benéficos na saúde; no entanto, pacientes com transtorno bipolar (TB) são rotineiramente aconselhados a limitar o uso de cafeína em programas de psicoeducação. O objetivo de um novo estudo foi examinar toda a literatura relatando se a ingestão/retirada de cafeína impacta o curso natural do TB, em termos de resultados clínicos.

Todos os estudos relevantes foram identificados nas bases de Literatura PubMed, Embase e PsycINFO. Foram revisados 1.678 registros, dos quais 17 estudos atenderam aos critérios de inclusão (10 relatos de caso, 1 estudo de coorte retrospectivo, 5 estudos transversais, 1 estudo de intervenção).

A maioria dos relatos de caso descreveu pessoas com TB mudando para estados maníacos, hipomaníacos ou mistos após consumir cafeína em quantidades variáveis ??e/ou cujas concentrações séricas de lítio aumentaram após a redução do consumo de cafeína. O estudo de intervenção descobriu que a cafeína pode suprimir as concentrações de lítio, enquanto o estudo de coorte retrospectivo relatou que os participantes que bebiam café tinham mais tendência suicida do que os que não bebiam.

Conforme observado pelos pesquisadores, a literatura que avalia os impactos clínicos da cafeína em pacientes com TB não é conclusiva. Em casos de TB, a ocorrência de sintomas maníacos pode ser precedida por aumentos agudos na ingestão de cafeína, sendo que isso acontece potencialmente por meio de um impacto estimulante direto, influenciando os padrões de sono e/ou o metabolismo do lítio ou outros medicamentos, embora os aumentos no consumo de cafeína também possam resultar de um recaída maníaca contínua ou um sinal prodrômico.

Mais pesquisas são necessárias para determinar se o uso de cafeína impacta o prognóstico de TB a longo prazo.

Fonte: Bipolar Disorder. DOI: 10.1111/bdi12990.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários