Notícias de saúde

Crianças com Manias Exageradas Podem Ter Transtorno Obsessivo-Compulsivo

O Hospital das Clínicas está oferendo tratamento para 40 meninos e meninas que sofrem de TOC.

O Ambulatório de Ansiedade na Infância e Adolescência do Hospital das Clínicas de São Paulo vai iniciar programa de tratamento de crianças que tenham transtorno obsessivo-compulsivo, mais conhecido como TOC. Para participarem, as crianças precisam ter entre 12 e 18 anos.

Pela primeira vez, serão testados em grupo os dois tipos de tratamento usuais: o medicamentoso – com drogas antidepressivas - e o psicológico.

O projeto pretende acompanhar 40 meninos e meninas, divididos em 6 grupos, dos quais metade terão abordagem medicamentosa e outra metade, psicológica.

Segundo o psiquiatra Fernando Ramos Asbahr, responsável pelo ambulatório, essa iniciativa, primeira do gênero no país, poderá beneficiar um maior número de pacientes já que, em grupo, o tratamento será mais rápido e terá menor custo.

O TOC é considerado um distúrbio ansioso, e a doença se caracteriza pela presença de obsessões (pensamentos, idéias, imagens e frases repetitivas e indesejadas que invadem a consciência sob a forma de preocupações, obscenidades, idéias repugnantes ou a combinação dessas), e de compulsões (atos repetitivos, muitas vezes sem uma intenção específica).

O TOC atinge cerca de 3% da população infantil. Se uma criança ou adolescente apresenta manias como perguntar centenas de vezes a mesma coisa, conferir insistentemente os deveres de escola, ficar horas no banho ou lavar as mãos diversas vezes ao dia, checar constantemente se apagou a luz ou ficar organizando coisas o tempo todo, e a presença desses atos chegam a interferir no dia-a-dia, pode estar sofrendo de transtorno obsessivo-compulsivo.

Esses sintomas são difíceis de serem relatados e descritos pela criança, o que dificulta o reconhecimento precoce e tratamento adequado, influindo no tratamento e evolução.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários