Notícias de saúde

BRASIL: Crianças Com Manias Exageradas Podem Sofrer de Transtorno Obsessivo-Compulsivo

São Paulo, 9 de Fevereiro de 2001 (eHealthLA). Quando uma criança ou adolescente apresenta manias como perguntar centenas de vezes a mesma coisa, conferir insistentemente os deveres de escola, ficar horas no banho ou lavar as mãos diversas vezes ao dia, checar constantemente se apagou a luz ou ficar organizando coisas o tempo todo, e a presença desses atos chegarem a interferir no dia-a-dia, pode estar sofrendo de transtorno obsessivo-compulsivo - TOC, distúrbio de ansiedade que atinge cerca de 3% da população nesta faixa etária.

O Ambulatório de Ansiedade na Infância e Adolescência (Ambulansia), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas em São Paulo, vai iniciar programa de tratamento em grupo de portadores de transtorno obsessivo-compulsivo - TOC, que tenham entre 12 e 18 anos incompletos.

Pela primeira vez, serão testados em grupo os dois tipos de tratamento usuais: o medicamentoso e o psicológico. O projeto pretende acompanhar 40 meninos e meninas, divididos em 6 grupos, dos quais metade terão abordagem medicamentosa e outra metade, psicológica.

Segundo o psiquiatra Fernando Ramos Asbahr, responsável pelo ambulatório, essa iniciativa, primeira do gênero no país, poderá beneficiar um maior número de pacientes já que, em grupo, o tratamento será mais rápido e terá menor custo.

TOC

Considerado um distúrbio ansioso, a doença se caracteriza pela presença de obsessões (pensamentos, idéias, imagens e frases repetitivas e indesejadas que invadem a consciência sob a forma de preocupações, obscenidades, idéais repugnantes ou a combinação dessas), e de compulsões (atos repetitivos, muitas vezes sem uma intenção específica).

Esses sintomas são difíceis de serem relatados e descritos pela criança, o que dificulta o reconhecimento precoce e tratamento adequado, influindo no tratamento e evolução.

Informações - Associação dos Portadores de Transtorno Obsessivo-Compulsivo - ASTOC - fone 280 9198, com Sra. Maura, de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00horas.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários