Notícias de saúde

Pior qualidade da dieta aumenta risco cardiovascular em mulheres na pós-menopausa

10 de março de 2015 (Bibliomed). O climatério é uma fase da vida da mulher marcada pela transição da reprodução para o período não-reprodutivo. Além do ganho de peso global, a menopausa também está associada com o aumento de gordura abdominal. Um novo estudo teve por objetivo analisar a associação entre a qualidade da dieta e fatores de risco cardiometabólicos em mulheres na pós-menopausa.

Tratou-se de um estudo com 215 mulheres na pós-menopausa que frequentavam um ambulatório público. As dietas foram classificadas como dieta adequada (> 80 pontos), dieta "exigindo melhoria" (80-51 pontos) e má alimentação (<51 pontos). Fatores de risco cardiometabólicos incluíram a obesidade abdominal, dislipidemia, diabetes mellitus e hipertensão.

A análise da ingestão de alimentos mostrou que a ingestão média diária de gorduras e de sódio eram superiores ao recomendado. Apenas 8,8% das mulheres realizaram exercícios físicos moderados ou intensos em de modo regular. A dieta foi considerada ruim em 16,3% das mulheres, "exigindo melhoria" em 82,8% e apropriada em apenas 0,9% das mulheres. O estudo detectou aumento da circunferência da cintura em 92,1% das participantes.

Portanto, segundo o estudo, as mulheres consomem uma dieta de baixa qualidade, possivelmente devido à baixa ingestão de frutas e legumes e consumo excessivo de sódio. Estes hábitos alimentares inadequados estão associados a ter um impacto negativo sobre os fatores de risco cardiometabólico, tais como a obesidade abdominal.

Fonte:  Nutrition Journal 2014, 13:121.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários