Notícias de saúde

Dieta de jejum intermitente pode alterar os hormônios femininos

14 de novembro de 2022 (Bibliomed).O jejum intermitente demonstrou ser uma maneira eficaz de perder peso, mas os críticos temem que a prática possa ter um impacto negativo nos hormônios reprodutivos das mulheres. Agora, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Illinois em Chicago publicou um estudo na revista Obesity que traz novas evidências acerca deste assunto.

Os pesquisadores acompanharam um grupo de mulheres obesas na pré e pós-menopausa por um período de oito semanas no método "dieta guerreira" de jejum intermitente. A dieta do guerreiro prescreve uma janela de alimentação com restrição de tempo de quatro horas por dia, durante a qual os dietistas podem comer sem contar calorias antes de retomar um jejum de água até o dia seguinte.

Eles mediram as diferenças nos níveis hormonais, obtidos através da análise de dados de amostras de sangue, em grupos de indivíduos que aderiram a janelas de alimentação de quatro e seis horas contra um grupo de controle que não seguiu restrições de dieta.

Os pesquisadores descobriram que os níveis do hormônio globulina de ligação ao sexo, uma proteína que transporta hormônios reprodutivos por todo o corpo, permaneceu inalterado nas pessoas que fizeram dieta após oito semanas. O mesmo vale para a testosterona e a androstenediona, um hormônio esteroide que o corpo usa para produzir testosterona e estrogênio. No entanto, a dehidroepiandrosterona ou DHEA, um hormônio que as clínicas de fertilidade prescrevem para melhorar a função ovariana e a qualidade dos óvulos, foi significativamente menor em mulheres na pré-menopausa e pós-menopausa no final do estudo, caindo cerca de 14%.

Embora a queda nos níveis de DHEA tenha sido a descoberta mais significativa do estudo, em mulheres pré e pós-menopáusicas, os níveis de DHEA permaneceram dentro da faixa normal até o final do período de oito semanas.

Isso sugere que, em mulheres na pré-menopausa, a pequena queda nos níveis de DHEA deve ser ponderada contra os benefícios comprovados de fertilidade da menor massa corporal. A queda nos níveis de DHEA em mulheres na pós-menopausa pode ser preocupante porque a menopausa já causa uma queda dramática no estrogênio, e o DHEA é um componente primário do estrogênio -menopausa, como disfunção sexual ou alterações na pele.

Como um benefício adicional, uma vez que o alto DHEA tem sido associado ao risco de câncer de mama, uma queda moderada nos níveis pode ser útil na redução desse risco para mulheres na pré e pós-menopausa.

As mulheres nos grupos de dieta de quatro e seis horas experimentaram perda de peso de 3% a 4% do seu peso inicial ao longo do estudo, em comparação com o grupo controle, que quase não teve perda de peso. As pessoas que fizeram a dieta também tiveram uma queda na resistência à insulina e nos biomarcadores de estresse oxidativo.

Fonte: Obesity (Silver Spring). DOI: 10.1002/oby.23562.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários