Notícias de saúde

Magnésio pode proteger o coração

19 de fevereiro de 2020 (Bibliomed). As mulheres na pós-menopausa representam a maior carga populacional de doenças cardiovasculares, incluindo morte cardíaca súbita (MSC). Um novo estudo examinou a associação entre ingestão de magnésio na dieta e doença coronária (DC) e MSC fatais. O estudo foi publicado na revista Journal of Women's Health.

Pesquisadores da Alpert Medical School da Brown University em Pawtucket, Rhode Island, e colegas examinaram 153.569 mulheres na pós-menopausa para avaliar as associações entre a ingestão de magnésio na dieta e a DC fatal e a morte súbita cardíaca (MSC). Um questionário de frequência alimentar validado foi utilizado para avaliar a ingestão de magnésio na linha de base.

Os pesquisadores observaram uma redução estatisticamente significativa do risco de doença coronária fatal para cada aumento de desvio padrão na ingestão de magnésio; a redução de risco para MSC não atingiu significância estatística. O maior risco de DC e MSC fatal foi observado em mulheres com menor ingestão de magnésio (189 mg/dia) em uma análise de quartil ajustada à idade. No modelo totalmente ajustado, as associações foram atenuadas, mas permaneceram significativas para DC .

Assim, segundo o estudo, para mulheres na pós-menopausa, o magnésio na dieta está inversamente associado à doença cardíaca coronária fatal (DC).

Fonte: Journal of Women's Health. DOI: 10.1089/jwh.2019.7775.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários