Notícias de saúde

Dormir pouco relacionado a problemas com álcool e drogas entre adolescentes

29 de janeiro de 2015 (Bibliomed). A falta de sono aumenta o risco de problemas com álcool e drogas entre adolescentes, sugere um novo estudo publicado na revista Alcoholism: Clinical & Experimental Research de fevereiro de 2015.

Pesquisas nacionais norte-americanas indicam que 27 por cento das crianças em idade escolar e 45 por cento dos adolescentes não dormem o suficiente

No estudo, os pesquisadores analisaram dados de mais de 6.500 adolescentes americanos que foram recolhidos em três etapas distintas: 1994-1995, 1996 e 2001-02.

Segundo os autores, as dificuldades do sono na primeira etapa predisseram significativamente problemas interpessoais relacionados com o álcool, consumo excessivo de álcool, embebedar-se, condução de veículos sob a influência do álcool, e colocar-se em uma situação sexual que mais tarde causou arrependimento.

As drogas e os problemas relacionados a elas foram previstos na segunda etapa do estudo.

Assim, segundo os autores, os problemas com álcool e drogas estão ligadas a comportamentos de risco que podem levar a acidentes automobilísticos, lesões físicas, a infecção por doenças sexualmente transmissíveis e gravidez não planejada.

O estudo apenas encontrou uma associação entre falta de sono e de drogas e / ou problemas de álcool em adolescentes, e não uma relação de causa e efeito.

Fonte: Alcoholism: Clinical & Experimental Research, news release, Jan. 16, 2015.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários