Notícias de saúde

Álcool atrapalha o sono

17 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). Muitas pessoas acreditam que o álcool pode fazer com que elas durmam melhor, mas uma nova pesquisa mostra que pode acontecer o contrário.

O pesquisador J. Todd Arnedt  da Universidade de Michigan (EUA) diz que “está claro que uma porção substancial da população usa álcool regularmente como ajuda para problemas de sono. Essa percepção pode estar relacionada com o fato de o álcool ajudar as pessoas a adormecerem rapidamente e elas podem estar menos cientes dos efeitos perturbadores que álcool tem no sono mais tarde na noite”.

O estudo incluiu 93 universitários e recém formados saudáveis - 59 mulheres e 34 homens na faixa dos 20 anos. 29 dos voluntários tinham histórico de alcoolismo na família. Os experimentos aconteceram em duas noites. Na primeira os participantes receberam vodka ou uísque misturado com refrigerante sem cafeína. Na segunda noite eles receberam uma bebida placebo com apenas algumas gotas de bebida alcoólica. Os participantes deviam beber até ficarem bêbados (os pesquisadores fizeram testes com bafômetro) e então dormir por oito horas. Eles tiveram seus sonos monitorados e responderam questionários sobre como haviam dormido após acordar.

Os resultados mostraram que o álcool atrapalhou o sono das mulheres mais do que dos homens. Elas dormiram 19 minutos a menos, passaram 15 minutos a mais acordadas após beberem e tiveram a eficiência do sono diminuída em 4%. “Essas diferenças podem estar relacionadas às diferenças de metabolização do álcool, já que as mulheres mostraram um declínio mais rápido na concentração do álcool no hálito após o consumo da bebida do que os homens”.

Os pesquisadores não viram diferenças no padrão de sono de pessoas com histórico de alcoolismo na família e não acreditam que o hábito que os participantes poderiam ter de beber álcool afetou os resultados.

Fonte: WebMD 15 de fevereiro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários