Notícias de saúde

Obesidade gera mais custos para a saúde que o cigarro

28 de janeiro de 2015 (Bibliomed). O fumo e a obesidade são prejudiciais para a saúde, mas também podem causar danos consideráveis para o seu bolso – isso é o que sugere um recente artigo publicado na revista Public Health. Foi verificado que as despesas anuais de cuidados com a saúde são substancialmente mais altas para os fumantes e obesos, em comparação com os não-fumantes e pessoas de peso saudável.

Na verdade, a obesidade gera ainda mais custos para os tratamentos de saúde do que o hábito de fumar. E o custo do tratamento de ambos os problemas é eventualmente custeado pela sociedade como um todo, segundo os especialistas.

Os pesquisadores analisaram dados de cerca de 126 mil participantes nas entrevistas entre  1996 e 2010 da National Health Surveys.

As pessoas obesas incorrem em até uma média de 1.360 dólares em despesas adicionais de cuidados de saúde a cada ano, em comparação com os não-obesos. O paciente obeso também tem um custo adicional de 143 dólares em despesas extras pagas pelo próprio indivíduo, de acordo com o relatório.

Em comparação, os fumantes necessitam de uma média 1.046 dólares em despesas adicionais de cuidados de saúde, em comparação com os não fumantes, e pagam um extra de 70 dólares por ano em despesas individuais.

Assim, as despesas anuais associadas à obesidade ultrapassaram aquelas associadas ao tabagismo em todas as áreas de atendimento, exceto para atendimentos de emergência.

Segundo os autores, a obesidade tende a ser uma doença incapacitante; os usuários do tabaco morrem jovens, mas pessoas que são obesas vivem potencialmente mais tempo, porém são portadoras de várias doenças crônicas e condições incapacitantes.

Assim, a partir de uma perspectiva de vida, a obesidade pode ser particularmente onerosa para os sistemas de saúde.

Fonte: Mayo Clinic, Rochester, Minn.; Public Health.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários