Notícias de saúde

Cesariana Pode Evitar Infecção por Hepatite C em Bebês

NOVA YORK (Reuters Health) - Em contraste com a crença de que nada pode ser feito para impedir a transmissão do vírus da hepatite C (HCV) da mãe para o filho na hora do parto, pesquisadores da Grã-Bretanha descobriram que a cesárea pode proteger os bebês de contrair o vírus.

De 441 mães infectadas pelo HCV, nenhuma criança nascida por cesariana eletiva contraiu o vírus, comparado a mais de 7 por cento dos nascidos por parto normal ou cesariana de emergência.

Conforme os pesquisadores, os dados confirmaram que o risco mais alto de transmissão da mãe para criança é durante o parto.

A equipe informou em uma edição recente da revista médica The Lancet que os resultados do trabalho também sugerem que uma cesariana planejada pode proteger os recém-nascidos.

A hepatite C infecta o fígado, geralmente provocando cirrose, insuficiência hepática ou câncer.

O vírus é transmitido pelo contato com sangue infectado, através de relações sexuais ou transmitido da mãe para filho.

Aproximadamente 5 por cento dos bebês nascidos de mães infectadas são contaminados e, atualmente, os médicos não dispõem de qualquer medida para prevenir a transmissão.

Se outras pesquisas provarem que a cesariana pode prevenir a transmissão, a realização de exames para investigar o HCV em mulheres grávidas pode aumentar, disse à Reuters Health, a chefe do estudo, Diana M. Gibb, do Institute of Child Health, em Londres.

Conforme a pesquisadora, o teste não é feito amplamente porque não são conhecidas formas de prevenção da transmissão.

A equipe de pesquisadores verificou uma taxa geral de transmissão de cerca de 7 por cento, incluindo, 8 por cento de bebês nascidos por parto normal e 6 por cento de bebês nascidos por cesariana de emergência.

Diferentemente das mulheres que escolheram a cesariana, as que foram submetidas a um procedimento de emergência tiveram ruptura de membrana, fato que explica as altas taxas de transmissão.

Conforme Gibb, os pesquisadores verificaram que as cesarianas também cortam o risco da transmissão do HIV da mãe para a criança.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários