Notícias de saúde

Como está a hepatite C no Brasil?

23 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). A hepatite C é um grave problema de saúde pública global. Estima-se que cerca de 71 milhões de pessoas no mundo (1% da população) vivam com o vírus da hepatite C (HCV) e que aproximadamente 400.000 pessoas morram anualmente em decorrência de complicações da doença, principalmente por cirrose e carcinoma hepatocelular.

Para atingir a meta de eliminar a infecção pelo vírus da hepatite C (HCV) até 2030, têm sido empreendidos esforços no Brasil. Considerando a importância de conhecer o perfil da doença nas diferentes regiões do país para o desenho de estratégias de combate à doença em âmbito nacional, os pesquisadores investigaram a tendência temporal da incidência e mortalidade da hepatite C no Brasil no período de 2008 a 2018 de acordo com dados sociodemográficos e características clínicas.

Considerando a positividade do anti-HCV e do RNA do HCV, houve 136.759 casos recém-diagnosticados de hepatite C, e considerando um ou outro teste positivo, houve 271.624 casos recém-diagnosticados no período analisado. As regiões Sudeste (61%) e Sul (26,2%) apresentaram concentração da maioria dos registros.

De acordo com o modelo de regressão joinpoint, verificou-se uma tendência crescente na taxa de detecção de hepatite C no Brasil, mas uma tendência decrescente na taxa de mortalidade. No geral, houve disparidades na tendência temporal da hepatite C e nas características sociodemográficas e clínicas nas diferentes regiões do Brasil.

Considerando esses achados, estratégias poderiam ser desenhadas para a eliminação da hepatite C no Brasil, de acordo com as particularidades regionais.

Fonte: BMC Infectious Diseases. DOI: 10.1186/s12879-022-07063-5.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários