Notícias de saúde

Exercícios muito intensos não são adequados para quem já teve um infarto

22 de agosto de 2014 (Bibliomed).  Os sobreviventes de ataques cardíacos (o chamado infarto do miocárdio) são encorajados a se exercitarem regularmente para melhorar sua saúde cardíaca, mas uma nova pesquisa sugere que isso pode nem sempre ser adequado.

Pesquisadores da equipe do Lawrence Berkeley National Laboratory, Berkeley, na Califórnia acompanharam quase 2.400 sobreviventes de ataques cardíacos a partir de estudo de longo prazo de corredores e pessoas que caminhavam por cerca de 10 anos. Em geral, o aumento do exercício reduziu o risco de morrer de um ataque cardíaco em até 65 por cento.

Mas correr mais de 45 quilômetros por semana ou andar além de 70 quilômetros por semana tiveram o efeito oposto, mais do que duplicando o risco de ataque cardíaco, segundo o estudo.

Durante o estudo de uma década, 526 pessoas morreram, cerca de três quartos por causa de ataques cardíacos e doenças cardíacas.

Como o estudo foi limitado a sobreviventes de ataques cardíacos, não se pode dizer se as descobertas se aplicam a adultos saudáveis que se exercitam intensamente.

Mas fica claro que para a maioria dos participantes, aumentar o exercício, mas permanecendo dentro dos limites moderados reduziu significativamente o risco de mortes relacionadas ao coração.

Fonte: Aug. 12, 2014 Mayo Clinic Proceedings

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários