Notícias de saúde

Soropositivos que conhecem sua condição são menos propensos a fazer sexo desprotegido

29 de novembro de 2013 (Bibliomed). O comportamento sexual de risco é menos prevalente entre homossexuais masculinos e bissexuais que conhecem seu estado sorológico do que entre aqueles que nunca foram testados para o HIV.

Os Centros de Controle de Doenças, Morbidade e Mortalidade (CDC), nos Estados Unidos, divulgaram um relatório que mostrou que 33% dos homens HIV-positivos que não estavam cientes de sua condição tiveram relações sexuais desprotegidas com alguém que achavam não estar infectado pelo vírus.

Em contrapartida, homens soropositivos que conheciam sua condição eram 60% menos prováveis de fazer sexo desprotegido, especialmente com pessoas com status de HIV diferente do seu. Treze por cento dos entrevistados afirmaram ter se relacionado com pessoas soronegativas.

O relatório analisou a vida sexual de risco ao longo do tempo, mostrando que o percentual de homens que tiveram relações sexuais, incluindo sexo anal, desprotegidas pelo menos uma vez nos 12 meses anteriores à pesquisa diminuiu de 57% em 2005 para 48% em 2011.

Apesar da melhora nos índices, os pesquisadores ainda estão preocupados com o potencial aumento dos níveis de risco sexual entre aqueles que não conhecem sua condição. Além disso, eles destacam a necessidade de incentivar a testagem, que se mostra a melhor forma para combater e tratar a AIDS.

Fonte: UPI, 27 de novembro de 2013

Além da AIDS, outras doenças podem ser transmitidas pelo sexo desprotegido. Leia em Boa Saúde

HIV aumenta o risco de alguns tipos de câncer. Leia em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários