Notícias de saúde

Campanhas Podem Promover Sexo Desprotegido Entre Homens Gays

Por Mike Collett-White

LONDRES (Reuters)
- Uma pesquisa divulgada na terça-feira mostrou que o sexo desprotegido entre homens está sendo visto no Ocidente como cada vez mais aceitável e parece constituir uma reação da comunidade gay contra campanhas de saúde vistas como enfadonhas.

Michele Crossley, da Universidade de Manchester, disse numa conferência da Sociedade Britânica de Psicologia, em Londres, que a prática premeditada de sexo anal sem proteção, numa atitude de desafio, é uma reação frequente manifestada por homens aos quais foi recomendado que não o fizessem.

Ela citou exemplos da literatura gay radical que falam da prática de homens soropositivos que se oferecem para contaminar outras pessoas com o HIV e de homens saudáveis que buscam outros que os contaminem.

"São exemplos extremos, mas o fato é que o sexo anal desprotegido se tornou um novo discurso nos círculos gays. Vejo essa tendência como preocupante, na medida em que as práticas sexuais não seguras estão sendo cada vez mais vistas como aceitáveis."

Crossley citou pesquisas que indicam que, de 6.000 homens gays entrevistados na área central de Londres, 38 por cento disseram ter mantido relações anais sem proteção em 1998, contra 32 por cento em 1996. Ela também citou estatísticas norte-americanas que apontam para o aumento significativo do sexo não seguro entre gays nos Estados Unidos.

Ela atribuiu a tendência a uma série de fatores, incluindo a complacência em relação a questões de segurança, especialmente entre os gays jovens, a melhoria dos tratamentos de HIV e a visão de que o sexo não protegido constitui uma expressão de amor romântico.

As campanhas educativas de saúde, e em especial a promoção da boa saúde como símbolo de retidão moral, estão gerando uma reação contrária na Grã-Bretanha e nos EUA, disse Crossley.

"O risco é cada vez mais visto como tendo uma aura de excitação e rebelião. É o efeito bumerangue -- as pessoas reagem a uma pressão, buscando reconquistar uma liberdade perdida."

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários