Notícias de saúde

Pesquisadores desenvolvem rim em laboratório

27 de novembro de 2013 (Bibliomed). Pesquisadores do Instituto Salk de Estudo Biológicos, nos Estados Unidos, desenvolveram uma plataforma para estudar doenças renais que promete ampliar os conhecimentos da medicina sobre esse órgão.

Os rins raramente recuperam suas funções após serem danificados por doenças, por isso, os cientistas construíram uma plataforma de células-tronco que resultou em uma estrutura renal tridimensional.

De acordo com os pesquisadores, o modelo desenvolvido em laboratório é simples e eficiente, possui estruturas em 3D bem organizadas do broto ureteral (que se desenvolve mais tarde no sistema de duto do rim).

O processo envolveu a mescla de células-tronco embrionárias humanas e células-tronco pluripotentes induzidas (iPSCs) - células da pele humanas que foram reprogramadas para se tornarem pluripotentes.

Os responsáveis pelo estudo, publicados na revista especializada Nature Cell Biology, ressaltam que as estruturas tridimensionais ainda estão longe de estarem aptas para transplantes, mas servirão para o teste de novos fármacos em laboratório.

Fonte: Diário da Saúde, 26 de novembro de 2013

Entenda a insuficiência renal em Boa Saúde

Obesidade pode causar pedras nos rins. Leia em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários