Notícias de saúde

Exame de urina pode indicar cálculo renal em 30 minutos

05 de junho de 2020 (Bibliomed). Um novo sistema de testes à base de urina pode diagnosticar pessoas com pedras nos rins em 30 minutos ou menos. Resultados mais rápidos do teste significam que aqueles com uma condição dolorosa podem iniciar o tratamento e se recuperar mais cedo.

As pedras nos rins são causadas pelo acúmulo de certos sais e minerais que formam cristais, de acordo com o American Kidney Fund. Esses cristais, por sua vez, se agrupam e aumentam para formar uma massa dura, ou pedras, nos rins. Eles podem se mover para o trato urinário e causar sangue na urina, dor e obstruções.

Normalmente, os médicos usam testes metabólicos da urina para avaliar a presença de minerais que causam a formação de pedras. Esses testes exigem que o paciente colete sua urina por um período de 24 horas em um recipiente grande.

É necessário um equipamento caro para detectar minerais urinários para um resultado de teste, o que significa que a amostra deve ser enviada para um laboratório comercial de diagnóstico para testes, e os resultados normalmente demoram de sete a dez dias.

Os resultados do teste podem ser lidos usando um scanner ou telefone celular, e a imagem digitalizada pode ser analisada usando um algoritmo de computador. Todas essas etapas, segundo os pesquisadores, levam cerca de 30 minutos no consultório médico. Outro benefício do teste, segundo os pesquisadores, é que o SLIPS-LAB é mais econômico do que os testes regulares de 24 horas.

A tecnologia foi inspirada nos jarros de nepenthes, que são plantas carnívoras que têm folhas únicas em forma de jarros e são preenchidas com líquido digestivo. À medida que evoluíram, as plantas desenvolveram aros micro-texturizados com infusão de líquido extremamente escorregadios que fazem com que os insetos caiam no "jarro".

Em testes, os pesquisadores demonstraram que o SLIPS-LAB permite que o reagente e a amostra se movam sozinhos e executem rapidamente as reações necessárias para produzir resultados. O sistema não exige que um técnico opere máquinas, por isso é possível fazer o teste em ambientes não tradicionais, como consultório médico ou até a casa do paciente.

Outro resultado promissor da pesquisa foi demonstrar que o teste também funciona como um teste local, o que significa que pessoas com pedras nos rins podem monitorar certos níveis na urina sem coleta de 24 horas. Agora, a equipe está trabalhando com especialistas em rins para avaliar o teste em estudos maiores com pacientes com suspeita de cálculos renais.

Fonte: Science Advances. DOI: 10.1126/sciadv.aba8535.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários