Notícias de saúde

Osteoporose pode aumentar o risco de pedras nos rins

05 de maio de 2021 (Bibliomed). Quase um em cada quatro adultos com osteoporose desenvolverá cálculos renais, revelou uma análise realizada na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

A osteoporose é uma doença que faz com que os ossos fiquem fracos e mais propensos a fraturas. A doença afeta cerca de 10 milhões de pessoas nos Estados Unidos, principalmente adultos mais velhos. As pedras nos rins são depósitos duros feitos de minerais e sais que se formam no interior dos rins, causando sintomas dolorosos e dificuldade para urinar.

Para este estudo, os pesquisadores identificaram 531.431 pacientes no banco de dados da Veterans Health Administration que foram diagnosticados com pedras nos rins entre 2007 e 2015. Destes, 23,6% tiveram um diagnóstico de osteoporose ou fratura óssea na época do diagnóstico de cálculo renal. Entre os apenas 37.000 sem histórico de osteoporose ou fratura óssea que se submeteram a uma cintilografia óssea subsequente, 20% apresentaram distúrbio de densidade óssea.

De acordo com os pesquisadores, os resultados apoiam o uso mais amplo de triagem de densidade óssea em indivíduos com pedras nos rins, incluindo homens de meia-idade e mais velhos que podem não ser reconhecidos como em risco de osteoporose ou fratura.

Fonte: Journal of Bone and Mineral Research. DOI: 10.1002/jbmr.4260.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários