Notícias de saúde

Controle do colesterol é fundamental para evitar infartos

25 de setembro de 2013 (Bibliomed). A ‘V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose’ será apresentada durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que ocorrerá no Rio de Janeiro, de 28 de setembro a 1º de outubro, e tem como objetivo difundir regras mais rígidas para o controle do colesterol.

Segundo o presidente do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Hermes Toros Xavier, o colesterol alto pode acarretar em diversos problemas de saúde. Ele explica que o LDL é uma fração do colesterol que se gruda na parede das artérias, onde forma placas que, quando se rompem, levam à formação de coágulos que podem entupir uma artéria, resultando em um infarto.

A principal preocupação dos médicos é que o processo de formação da placa, chamado de aterosclerose subclínica, é assintomático, ou seja, o paciente pode passar três ou quatro décadas com placas se formando nas artérias sem perceber. Por isso, a identificação de fatores de risco é fundamental para a prevenção.

São considerados de alto risco aquelas pessoas que já tiveram algum problema cardíaco, diabetes ou os portadores de múltiplos fatores como pressão alta, tabagismo, obesidade e sedentarismo. As mulheres exigem tanto cuidado quanto os homens, pois os índices de infarto entre elas está crescendo.  

As recomendações dos especialistas incluem a adoção de que um estilo de vida mais saudável, visitas regulares ao médico para realização de exames capazes de detectar a presença de fatores de risco, como o colesterol que deverá ser tratado quando muito elevado.

Fonte: Doc Press Comunicação, 23 de setembro de 2013

Colesterol alto pode aumentar risco de AVC. Leia em Boa Saúde

Qual a relação entre níveis de colesterol e câncer? Descubram em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários