Notícias de saúde

Homem consegue reverter o diabetes com dieta hipocalórica

13 de agosto de 2013 (Bibliomed). Na Grã-Bretanha, um caso de sucesso na reversão do diabetes tipo 2 chamou a atenção da comunidade científica. O jornalista britânico Robert Doughty, de 59 anos, conseguiu reverter sua condição de diabético seguindo uma dieta hiper restritiva.

A dieta de Doughty tinha, apenas, 800 calorias por dia, que eram divididas em três doses diárias de um shake nutritivo de 200 calorias cada e uma porção de legumes e vegetais de 200 calorias. Como parte da dieta, ele teve que ingerir três litros de água por dia. Após 11 dias, Doughty conseguiu reverter seu quadro de diabetes.

O diabetes tipo 2 tem sido relacionado à obesidade e pesquisadores já haviam observado que pacientes diabéticos e obesos que se submetem à cirurgia bariátrica apresentam melhoras em seu quadro diabético, o que pode estar relacionado à drástica restrição alimentar à qual esses se submetem após a redução de estômago.

Para o professor Roy Taylor, da Universidade de Newcastle, no norte da Inglaterra, a dieta de 800 calorias é segura, mas deve ser feita com acompanhamento médico, pois requer alguns cuidados específicos, sendo necessário saber o quadro de saúde e nutritivo de paciente, pois a restrição de nutrientes pode acarretar em problemas.

Para o professor, a dieta de hiper restrição calórica pode ser um meio seguro de reduzir o índice de diabetes, até mesmo em países pobres, desde que seja tomadas as devidas precauções para prevenção da saúde das pessoas que se submeterem a elas.

Robert Doughty ressalta que não é fácil seguir a dieta, mas que se manteve firme pensando nos benefícios que ela traria à saúde vida. O jornalista relatou episódios de cansaço, desanimo e ondas de frio durante o processo.

O diabetes afeta cerca de 371 milhões de pessoas no mundo, sendo a China o país com maior número de portadores da doença (92,3 milhões), seguida da Índia (63 milhões), dos Estados Unidos (24,1 milhões) e do Brasil (13,4 milhões).  Portadores do diabetes tipo 2 têm 36% mais risco de morrer mais cedo e grandes chances de ter ataques cardíacos, aneurisma, danos na visão e problemas de circulação que podem provocar amputação de membros, e 50% mais chance de tomarem medicação para o resto da vida.

Fonte: BBC, 12 de agosto de 2013

Saiba mais sobre o diabetes em Boa Saúde

Adolescentes com diabetes tipo 2 são sedentários. Leia em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários