Notícias de saúde

Pobreza Desafia Esforços de Saúde nas América

Por Chris Gearon

WASHINGTON (Reuters Health) - Nos últimos anos houve progresso em vários problemas de saúde em toda América, mas as nações das Américas do Norte, Sul, Central e Caribe ainda enfrentam desafios, anunciou o diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) durante encontro de ministros de Saúde em Washington, na segunda-feira.

Os 48 Estados membros da Opas ainda precisam se dedicar às desigualdades que afetam a saúde como renda, diferenças étnicas e sexuais, disse George A. O. Alleyne, diretor da Opas.

Para Alleyne, os problemas "mais notáveis" são as desigualdades por gênero.

O representante da Opas disse aos participantes do encontro que outro assunto "preocupante" enfrentado por todos os membros é o fato da "pobreza ainda estar entre nós". Em muitas nações na América, mais de 40 por cento dos cidadãos ganham menos de 2 dólares por dia.

Conforme Alleyne, dados recentes demonstram claramente "que tanto para indivíduos quanto para o nível nacional, mais prosperidade significa mais saúde".

"A saúde tem um papel significativo no crescimento econômico", declarou o representante da organização.

Para Alleyne, há progressos na melhoria do bem-estar dos habitantes em toda América em itens como expectativa de vida, acesso à água limpa e taxas de imunizações. Os índices de mortalidade infantil também têm sido significativamente reduzidas na América.

Outras áreas de avanço incluem os programas e a educação antitabaco, atividades de promoção de saúde, esforços para saúde ambiental, Aids (notícias e sites na Web), mudanças nos sistemas de saúde e esforços no combate à resistência a antibióticos.

De acordo com Alleyne, a Opas está estabelecendo um fundo rotativo para o qual os países poderão contribuir com o objetivo de obter vacinas, drogas anti-retrovirais e outras drogas vendidas sob prescrição a preços mais baixos do que as nações ou pessoas poderiam obter individualmente, disse Alleyne.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários