Notícias de saúde

Suas emoções controlam sua alimentação?

27 de dezembro de 2012 (Bibliomed). Nossas emoções muitas vezes nos levam a fazer escolhas insalubres de alimentação. Situações estressantes ou que nos chateiam abrem nosso apetite, não representando fome mas sim as necessidades emocionais.

Quem está tentando perder peso ou tem um relacionamento complicado com a alimentação (enfrentando distúrbios alimentares, por exemplo) pode ter maiores dificuldades para controlar esses impulsos.

Para combater o problema, tente disconectar a comida de estímulos emocionais. Ao invés de comer, procure outras formas de controlar a emoção, tomando um banho, lendo um livro, etc.

Manter um diário também pode ser eficaz. Anotar os alimentos consumidos e as emoções relacionadas à alimentação pode proporcionar um maior controle e também uma forma mais eficaz de avaliar os hábitos.

Para evitar tentações, planeje sua dieta e compre apenas o que estiver incluído nela, deixando de lado comidas que podem gerar um consumo descontrolado.

Para superar o problema, pode ser interessante buscar a ajuda de um profissional e também pedir a cooperação de familiares e amigos, diminuindo situações que levariam ao descontrole e aprendendo a controlar os impulsos.

Fonte: Metro US, 21 de dezembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários