Notícias de saúde

Ioga pode ajudar a controlar a hipertensão arterial

20 de janeiro de 2017 (Bibliomed). O ioga pode ajudar a reduzir a pressão arterial em pacientes que estão sob risco de desenvolver hipertensão, de acordo com um estudo apresentado na reunião anual da Sociedade Cardiológica da Índia, realizada de 8 a 11 de dezembro de 2016, em Kochi, India.

O novo estudo incluiu 60 indivíduos com pré-hipertensão. Os participantes foram aleatoriamente designados para praticar hatha ioga, ao mesmo tempo que faziam mudanças convencionais de estilo de vida, ou para um grupo de controle de apenas mudanças no estilo de vida. As mudanças de estilo de vida incluíram exercícios aeróbicos moderados, ingerir uma dieta mais saudável e parar de fumar. O grupo de ioga, com idade média de 56 anos, recebeu instrução nestes exercícios por um mês e depois fez a atividade em casa. Ele incluiu alongamento, respiração controlada e meditação durante uma hora por dia. A idade média dos participantes do grupo controle foi de 52 anos.

Os pesquisadores descobriram que, após três meses, aqueles no grupo de yoga tiveram diminuições notáveis ​​na pressão arterial, enquanto aqueles no grupo controle não. Os participantes do grupo de ioga tiveram pressão arterial diastólica de 24 horas e diminuição da pressão arterial diastólica noturna de cerca de 4,5 mm Hg e diminuição da pressão arterial média de 24 horas de cerca de 4,9 mm Hg.

Assim, a pesquisa sugere que os pacientes com pré-hipertensão devem ser aconselhados a praticar hatha ioga por uma hora diária, pode prevenir o desenvolvimento de hipertensão e, além disso, dar uma sensação de bem-estar.

Fonte: Press Release – European Society of Cardiology. 08 Dec 2016

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários