Notícias de saúde

Ioga pode reduzir sintomas da fibrilação atrial

09 de setembro de 2020 (Bibliomed). Pessoas com o distúrbio do ritmo cardíaco conhecido como fibrilação atrial podem aliviar seus sintomas com a ajuda de uma ioga mais lenta, é o que mostra estudo preliminar apresentado no European Society of Cardiology (ESC 2020), que ocorreu entre os dias 29 de agosto e 1 de setembro de 2020. Por causa da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), o evento foi realizado virtualmente.

Pesquisadores da Índia descobriram que, ao longo de 16 semanas de sessões de ioga, os pacientes com fibrilação viram seus episódios de sintomas cair pela metade. Seu bem-estar mental também aumentou.

Os resultados devem ser considerados preliminares até serem publicados em um jornal com revisão por pares, mas o relatório acrescenta evidências de que a ioga pode ajudar a controlar os sintomas da fibrilação atrial, que incluem palpitações, tonturas e falta de ar.

O teste foi realizado no HG SMS Hospital, na Índia. Ao longo de cinco anos, sua equipe recrutou 538 pacientes fibrilação atrial: primeiro, cada paciente manteve o tratamento padrão por 12 semanas - continuando com a medicação ou, em alguns casos, passando por um procedimento de ablação por cateter.

Os pacientes do estudo então iniciaram um programa de ioga de 16 semanas, com aulas de 30 minutos em dias alternados. As sessões incluíram posturas mais lentas e exercícios específicos que incentivam um padrão respiratório mais calmo.

Durante esse tempo, o estudo descobriu, os pacientes sofreram menos sintomas de fibrilação atrial: em média, eles tiveram oito episódios de sintomas - abaixo de 15 durante o tratamento padrão sozinho. Os pacientes também deram notas mais altas à sua qualidade de vida e bem-estar mental em questionários padrão.

Pessoas com fibrilação atrial costumam tomar medicamentos para controlar a frequência cardíaca e anticoagulantes para diminuir o risco de tromboses. Contudo, apenas esses cuidados parecem não ser suficientes. De acordo com os pesquisadores, o estilo de vida parece ter impacto direto no controle eficaz da fibrilação atrial.

Os pesquisadores ressaltam que a prática de ioga que parecem excelente para a redução da pressão arterial e da frequência cardíaca, além de melhorar o fluxo sanguíneo e os marcadores inflamatórios. Segundo eles, técnicas de respiração e meditação parecem essenciais para os pacientes. Entretanto, eles destacam que a ioga não substitui a medicação, mas pode ser uma boa adição, junto com outras medidas de estilo de vida, incluindo uma dieta saudável, controle de peso e parar de fumar.

Fonte: European Society of Cardiology. The Digital Experience. 29 de agosto a 1 de setembro de 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários