Folhetos de saúde

Artrite psoriática

© Equipe Editorial Bibliomed

Introdução

A artrite psoriática é uma artrite inflamatória, geralmente soronegativa para o fator reumatóide, associada à psoríase cutânea. Não costuma ter predomínio de sexo. Inicia-se freqüentemente entre a terceira e quinta décadas de vida, sendo rara a artrite psoriática juvenil, que, quando se apresenta, tem como sintoma inicial a artrite assimétrica, evoluindo posteriormente com acometimento cutâneo. Predomina em populações de pele clara. A psoríase cutânea é doença razoavelmente freqüente, podendo acometer de 1 a 2% da população; em média, 5 a 10% dos pacientes com psoríase cutânea evoluem com artrite psoriática.

Quais as possíveis causas para a doença?

Embora ainda existam muitas etapas a serem elucidadas no processo de desenvolvimento da artrite psoriática, acredita-se que, num indivíduo geneticamente predisposto, a presença de um fator ambiental possa funcionar como “gatilho” para desencadear as alterações imunológicas que darão origem a doença. Dentre os fatores ambientais, podemos citar infecção (retrovírus ou bactérias Gram-positivas, como o estreptococo) e trauma articular.

Qual o papel do estresse na manifestação de quadros como esse?

O estresse emocional representa importante papel no desencadeamento tanto da psoríase cutânea quanto articular, porém os mecanismos envolvidos neste processo ainda necessitam ser esclarecidos. Do ponto de vista imunológico, são observadas alterações tanto da produção de auto-anticorpos quanto do comportamento das células de defesa.

Como a artrite psoriática  se manifesta?

Na artrite psoriática, a lesão cutânea costuma preceder o quadro articular em 75% dos casos, havendo início simultâneo em 10% dos pacientes; nos restantes 15%, a artrite precede a psoríase cutânea. Não costuma haver correlação entre o tipo ou a gravidade da lesão cutânea e a presença, tipo ou extensão do quadro articular. Quando existe suspeita clínica de artrite psoriática e o paciente nega ter psoríase cutânea, convém procurar a lesão cutânea no couro cabeludo, em superfícies extensoras de grandes articulações (joelhos, cotovelos) ou na região umbilical. Alguns pacientes com oligoartrite assimétrica podem referir história passada de psoríase gutata ou história familiar positiva de psoríase.

Além das articulações, a artrite psoriática pode apresentar outros sintomas?

A artrite psoriática não costuma apresentar manifestações viscerais. Alguns autores da literatura médica especializada costumam pleitear a inclusão da Síndrome SAPHO (acrônimo de Sinovite, Acne, Pustulose palmoplantar, Hiperostose esterno-costoclavicular, Osteíte multifocal crônica recorrente) como um subtipo distinto da artrite psoriática. No entanto, o assunto está longe de ser uni consenso, aliado a extrema raridade da síndrome.

Como e feito o diagnóstico?

Nas formas clínicas periféricas da artrite psoriática, as alterações radiológicas são importantes no diagnóstico diferencial com a artrite reumatóide. Caracteristicamente, é observado, na artrite psoriática, destruição significativa de articulações isoladas, de maneira assimétrica. A espondilite psoriática também apresenta inúmeras diferenças radiológicas em relação a espondilite observada na espondilite anquilosante.

Lembre-se: apenas um médico está autorizado a diagnosticar e tratar casos como  o descrito acima. Se você apresenta algum dos sintomas, não tome remédios por conta própria e procure sempre seu médico.

Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)