Notícias de saúde

Estudo avalia o uso do metotrexato para tratar osteoartrite das mãos com sinovite

08 de fevereiro de 2024 (Bibliomed). Um estudo recente verificou que um medicamento acessível existente pode melhorar os sintomas da osteoartrite nas mãos, proporcionando alívio para pessoas com essa condição dolorosa.

Publicado na revista The Lancet, o estudo investigou o metotrexato, um tratamento eficaz e de baixo custo para condições inflamatórias nas articulações, como artrite reumatoide e artrite psoriática. Ele tem sido amplamente utilizado na Austrália e em todo o mundo desde o início dos anos 1980.

Os pesquisadores encontraram que o metotrexato reduziu os sintomas em pessoas com osteoartrite nas mãos (OA). Uma dose oral semanal de 20 mg durante seis meses teve um efeito moderado na redução da dor e rigidez em pacientes com OA nas mãos sintomática.

A OA nas mãos é uma condição debilitante que causa dor e afeta a função, prejudicando atividades diárias como se vestir e comer. Isso pode reduzir significativamente a qualidade de vida. Cerca de uma em cada duas mulheres e um em cada quatro homens experimentarão sintomas de OA nas mãos até os 85 anos.

Aproximadamente metade desses indivíduos terá articulações inflamadas, o que causa dor e está associado a danos articulares significativos. Apesar da alta prevalência e carga da doença, não existem medicamentos eficazes.

Segundo os pesquisadores, o estudo identificou o papel da inflamação na OA nas mãos e o benefício potencial de direcionar o tratamento para pacientes que sofrem de OA nas mãos dolorosa. Tanto o grupo do placebo quanto os grupos que tomaram metotrexato tiveram uma melhora na dor no primeiro mês mais ou menos. Entretanto, os níveis de dor permaneceram iguais no grupo do placebo, mas continuaram a diminuir no grupo que tomou metotrexato nos três e seis meses, quando ainda estavam diminuindo. A melhora na dor no grupo que tomou metotrexato foi o dobro daquela no grupo do placebo.

Com base nesses resultados, o uso do metotrexato pode ser considerado no tratamento da OA nas mãos com padrão inflamatório. Isso oferece aos médicos uma opção de tratamento para esse grupo, que tende a sofrer mais danos nas articulações.

Fonte: The Lancet. DOI: 10.1016/S0140-6736(23)01572-6.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários