Notícias de saúde

Diferenças hormonais podem explicar a menor incidência de psoríase nas mulheres

23 de agosto de 2022 (Bibliomed). É sabido que as mulheres têm uma incidência significativamente menor de psoríase grave. No entanto, a razão subjacente para as diferenças entre os sexos não era clara.

Pesquisadores descobriram em recente estudo que o hormônio feminino estradiol suprime a psoríase, e o papel protetor deste hormônio forneceu uma base para seu potencial terapêutico.

A equipe testou camundongos knockout condicionais, ou camundongos cko, com ovários removidos, mas suplementados com pellets de estradiol ou placebo. Em contraste com os camundongos do tipo selvagem, os camundongos cko sem os hormônios ovarianos naturais estradiol apresentaram sintomas de inflamação grave da pele.

Uma vez que esses camundongos receberam estradiol, a produção de citocinas IL-17A e IL-1ß em células imunes de neutrófilos e macrófagos foi revertida, reduzindo a inflamação. Este efeito também foi observado em neutrófilos humanos in vitro.

Esses resultados indicam que o estradiol suprime a inflamação psoriática regulando as células neutrófilos e macrófagos, segundo os autores da pesquisa. O estudo foi publicado no Journal of Allergy and Clinical Immunology.

Fonte: Journal of Allergy and Clinical Immunology (2022). DOI: 10.1016/j.jaci.2022.03.028.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários