Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Radiografia mão e punhos para idade óssea (código da AMB 4.08.03.13-9)

O que é o exame: estudo radiográfico da mão e punhos em incidência ântero-posterior, para posterior comparação com radiografias padronizadas para a faixa etária e sexo.

Para que serve: determinação radiológica da idade óssea, valiosa na determinação da idade fisiológica e do potencial de crescimento, bem como na previsão da altura, quando adulto. As discrepâncias entre a idade fisiológica (segundo a maturidade do esqueleto) e a idade cronológica são importantes do ponto de vista clínico, pois podem ser provocadas por moléstias da infância e distúrbios que provocam anormalidades do crescimento. A deficiência de hormônio de crescimento e de hormônios tireóideos causa o retardo da idade óssea mais grave. Condições, como tireotoxicose, puberdade precoce e, até mesmo, a obesidade, avançam a idade óssea.

Fundamento: a estimativa da idade óssea fundamenta-se na existência ou não de centros de ossificação e na configuração deles.

Fonte: PAUL, Lester W.; JUHL, John H; CRUMMY, Andrew B; KUHLMAN, Janet E. Interpretação radiológica. 7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c2000. 1186 p.