Publicidade

Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Cintilografia óssea (código da AMB 4.07.06.01-0)

O que é o exame: injeção intravenosa de isótopo radioativo (tecnécio 99m) e detecção da radiação por aparelhos de câmara gama, com formação de imagem. O isótopo se localiza em áreas de remodelação óssea aumentada.

Para que serve: detecção de tumores ósseos primários malignos, tumores ósseos benignos, metástases ósseas, fraturas que não foram detectadas pela radiografia convencional, osteonecrose, osteomielite (infecção óssea), transtornos osteometabólicos e estudo de próteses articulares.

Instruções para realização do exame: é desejável bom estado de hidratação e que não tenham sido realizados exames prévios com uso de radioisótopos. Mulheres grávidas ou que estão amamentando devem adiar a realização da cintilografia para prevenir a exposição do feto ou recém-nascido à radiação. Há um risco mínimo de infecção ou sangramento no local de injeção do contraste intravenoso.

Riscos: a quantidade de radiação utilizada é muito pequena e, virtualmente, toda a radiação é eliminada em 2 a 3 dias. O paciente pode desenvolver lesões de pele, inchaço ou anafilaxia, embora seja extremamente raro.

Fonte: - Manual de Exames e Serviços 2006/2007 – Instituto Hermes Pardini

- PAUL, Lester W.; JUHL, John H; CRUMMY, Andrew B; KUHLMAN, Janet E. Interpretação radiológica. 7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c2000. 1186 p.

- Medline Plus – US National Library of Medicine and National Institutes of Health.

 


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: